Construção de Piscinas em Vinil:

 

O processo de construção de uma piscina de vinil é bastante simples. Depois de escolhido o local, feita a marcação do desenho da piscina sobre o solo e definida a profundidade que se deseja que ela tenha, os próximos passos são: escavação, construção de brocas e colunas e levantamento das paredes com blocos. Lá no fundo é aplicado um concreto leve com vermiculita - material refratário que se usa misturado ao cimento e nas paredes um reboco liso. A uma distância de não menos do que 2 metros da piscina é escavado um buraco com cerca de 1,0 X 1,0 X 1,0, a chamada “casa de máquinas”, que depois de receber acabamento acomodará o filtro e a moto-bomba. Após a instalação dos dispositivos de filtragem de iluminação nas laterais da piscina, é fixado um perfil de PVC em torno da borda. Nesse perfil é encaixado o revestimento de vinil, que vem pronto da fábrica. O ar entre a parede e o revestimento é extraído com um aspirador industrial, de modo a garantir a perfeita aderência do revestimento às paredes.

 

O Local:

 

Escolha bem o local em que deseja instalar sua piscina, preparando o terreno e removendo o piso se este existir.
Marque então com um desenho e estacas onde a piscina será construída, contornando com fio de nylon os limites do modelo.

 

A Escavação

 

É preciso medir 30cm além do limite da piscina. Este espaço será necessário para a construção da parede de blocos e a instalação da parte hidráulica.
Determine a altura em relação ano nível do chão. Para conseguir a altura desejada use uma mangueira de litro, verifique se não existem bolhas em seu interior e leve-a até o local a ser medido. Quando a água estabilizar nas duas extremidades da mangueira, você terá o nível programado do seu projeto.
Depois de removida toda a terra temos a área da piscina preparada. Também já pode ser escavado, a uma distância de 2 m da piscina, o local da casa de máquinas.
Esta ficará do mesmo lado em que será colocado o dreno de fundo que faz ligação com a água da rua. Após esta etapa são marcados os locais onde serão perfuradas as brocas. que levam cada uma 2 ferros de 3/8 para a sustentação da piscina e que ficam 73 cm além da profundidade. Este excesso serve para sustentar as colunas de tijolos.

 

Paredes e Escadas

 

     

As brocas são enchidas de concreto e o solo tem uma correção de seu nível com uma camada fina de concreto, onde assentam-se os blocos em fiadas.

A escada é colocada em seu espaço apropriado. Após o  conjunto montado, última fiada recebe a ferragem e o concreto.

Quando estiver pronta a estrutura de alvenaria, faz-se o reboco da parte interna da piscina numa camada de 2 cm, tirando todo o excesso e alisando no final. A estrutura da casa de máquinas é feita da mesma forma.

 

 

O Concreto

O Vinil

 

Para fazer o corte dos chanfros das laterais e do fundo da piscina, mede-se 18 cm da parede para o interior, mais 8 cm que serão preenchidos com concreto e vermiculita. Cada modelo de piscina tem uma medida de chanfros.
Para a rede hidráulica são determinados os lugares onde serão colocados os dispositivos de retorno e aspiração da água. Este último próximo à casa de máquinas. Os drenos são chumbados na parede e no chão.
Nos pontos onde estão os chanfros são colocadas estacas de marcação da parede e piso. Os chanfros e fundo da piscina são concretados e alisados, deixando sobrar os drenos e dispositivos pelo concreto.
Para instalar a casa de máquinas usa-se uma mangueira para fazer a ligação do filtro até a bomba. Já a tubulação de retorno é ligada diretamente ao filtro.

Fixa-se a borda de PVC em toda a extensão da piscina, é ela quem segura o vinil. Depois assenta-se o piso que dará acabamento à borda da piscina.
A aplicação de vermiculita é em todo o chão misturada com cimento e cal, formando uma camada de 2 cm em todo o chanfro e fundo da piscina.
Antes da instalação do vinil deve-se limpar os dispositivos de retorno e aspiração. Depois de lixar o reboco, é feita uma limpeza no interior do perfil de PVC e na piscina para que não sobre nenhuma partícula de pedra e de poeira. Por fim, é colada a guarnição do dreno no fundo.
Quando for abrir e colocar o vinil no fundo da piscina, fique descalço, assim não causará nenhum dano ao material. Prenda-o à borda de PVC em toda a volta, tendo cuidado para que o vinil não enrrugue quando encher a piscina. Para tirar o ar que fica entre as paredes e o bolsão de vinil, faça uma pequena abertura na borda onde possa introduzir uma mangueira de aspirador de pó, tampando os vãos da abertura com uma toalha molhada.
Não restando mais nenhuma ruga no vinil, comece a encher a piscina e imediatamente instale o dreno de fundo. Quando a água atingir 60cm abaixo da borda e os dispositivos não estiverem dentro d'água é hora de desligar o aspirador, tirar a mangueira e ajeitar o vinil. A pressão que a água exerce ajuda o vinil a se acomodar.
Por fim, basta localizar os dispositivos de retorno e aspiração e colocar o direcionador de jato.

 

A Piscina

 

 

Após estas etapas a piscina está pronta para ser usada.